domingo, 8 de setembro de 2013

Flores que amo: Rosa

A mais bela, com tantos significados, símbolo do amor,  amizade, pureza... Entre tantos outros, a mais desejada, cheia de histórias, tantas culturas a amava, era ela dedicada a tantas mulher divinas... Para mim ela sempre foi mágica, com todo o seu fascínio.


A Rosa!




A rosa é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a antiguidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5 000 anos. Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.








A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental. A Rosa é uma flor consagrada a muitas deusas da mitologia. Símbolo de Afrodite e de Vênus (deusa grega e romana do amor). O cristianismo adotou a Rosa como o símbolo de Maria.



Para o cristianismo a rosa representa a pureza virginal de Maria.


A lenda da rosa.





Antes de se tornar, por obra do cristianismo, um símbolo da pureza e da virgindade de Maria, ela se vincula, desde a antiguidade clássica, ao amor mítico de Vênus e Adônis. Ela, uma deusa do panteão canônico; ele, um jovem caçador de extraordinária beleza cuja história, bastante remota, seria oriunda do Líbano ou da Síria. De todo modo, é no período helenístico que Adônis vem a tornar-se mais um par amoroso da deusa, certamente por influência da cultura oriental. Numa das versões mais conhecidas da história, eles teriam se apaixonado e sido felizes por um breve espaço de  tempo. Caçador que era, um dia Adônis foi mortalmente ferido na coxa por um javali. Vênus, que conhecia esse destino do amante, havia sempre tentado dissuadi-lo das caçadas, sem sucesso, para atrasar o vaticínio. Era assim que, antes de cada partida para a caça, ela se despedia desolada de seu par, não sabendo se tornaria a revê-lo. Um dia, Adônis de fato não voltou mais. Contam alguns que, do sangue que correu de sua ferida aberta, teriam nascido as rosas vermelhas - ou, há quem diga, as anêmonas. Outros autores narram, em vez disso, que as rosas nasceram das lágrimas da tristeza de Vênus. Assim, as rosas se tornaram símbolo do amor que sobrevive à morte; símbolo de renascimento.        
 





Segundo a tradição, cada cor de Rosa tem um significado:

Rosas Vermelhas: paixão, amor, respeito, adoração;
Rosas Brancas: reverência, segredo, inocência, pureza e paz;
Rosas Cor-de-rosa: gratidão, agradecimento.









Inúmeros são os mitos sobre a Rosa, em geral tem o significado do amor, seja espiritual, carnal, virginal. Símbolo da pureza a rosa possui suas propriedades não só simbolicamente, mas é aproveitada na medicina, para perfumes, culinária, entre outros atributos. A Rosa tornou-se simbolismo do amor e, por isso, muitas pessoas têm o hábito de presentear quem ama com a flor do amor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário